quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Conhecendo Glória um pouco mais: entre textos e imagens - Ruas e Avenidas

  Por Aírles Almeida dos Santos

________________________________

---}

 

Enquanto parte do município de Gararu, Nossa Senhora da Glória tinha o nome primitivo de Boca da Mata. No governo de Manoel Correia Dantas (em 1928 - Lei 1014, de 26 de setembro), devido ao seu crescimento acima da média da região, Boca da Mata tornou-se autônoma como município, construindo seu território com parte de Gararu e parte de Porto da Folha. 

Nessa imagem rara (tirada entre o período de 1968 a 1970) vemos parte mais afastada da cidade onde ainda não havia pavimentação nem muitas construções.

Blog "Nas Garras da História: Conhecendo Nossa Senhora da Glória/SE"

 ---}

Foto da Av. Lourival Batista, umas das principais e mais movimentadas de Nossa Senhora da Glória. Na comparação entre o período da foto e os tempos atuais, percebemos o quanto a citada avenida se modificou e como o comércio se diversificou.

Foto: Década de 1990.
Blog "Nas Garras da História: Conhecendo Nossa Senhora da Glória/SE"

 ---}

 
Avenida Lourival Batista. Essa que é uma das mais importantes vias do município de Nossa Senhora da Glória, recebeu o nome em homenagem ao médico e político baiano radicado em Sergipe. Em nosso Estado atuou como deputado estadual, federal, governador e senador, além de atuar na prefeitura de São Cristóvão. 

Fotos: Avenida Lourival Batista, 1979.
Blog "Nas Garras da História: Conhecendo Nossa Senhora da Glória/SE"

 ---}


A ocupação da cidade de Nossa Senhora da Glória-SE insere-se no contexto do terceiro ciclo da ocupação do sertão sergipano (fins do século XVIII e início do XIX), muito semelhante em relação a história de outros municípios dessa região. O povoamento se deu a partir da expansão da atividade pecuária, resultando na ocupação de fazendas e sítios a partir do século XVIII, compondo assim, os primeiros núcleos de povoamento. O primeiro nome dado a esse incipiente aglomerado humano foi "Boca da Mata" por servir de ponto de parada aos viajantes, boiadeiros, tropeiros, tangedores de gado e interessados na compra do açúcar e no jabá da região do Cotinguiba. Eles preferiam pernoitar ao adentrar à noite na mata alta e densa. Foi graças aos ranchos desses viajantes que se formou o primeiro núcleo habitacional no local.

Foto: antiga imagem da Avenida 7 de Setembro, ao que tudo indica, da primeira metade dos anos 1990.

Blog "Nas Garras da História: Conhecendo Nossa Senhora da Glória/SE"

---}

Vista aérea da Rua Alto da Glória, esta que já foi o ponto mais alto da cidade, por isso recebeu esse nome. Percebemos na imagem a presença de poucas residências e grande parte de sua vegetação e relevo naturais.

Blog "Nas Garras da História: Conhecendo Nossa Senhora da Glória/SE"

 ---}

  

Fila em frente ao Banco do Brasil em Nossa Senhora da Glória, 02/04/1982. Foto cedida por Aerton Silva Aragão.

Blog "Nas Garras da História: Conhecendo Nossa Senhora da Glória/SE"

 

Referências 

SANTOS, Airles Almeida dos. De "Boca da Mata" à Nossa Senhora da Glória: aspectos históricos e geográficos. Disponível em: http:http://histse.blogspot.com/2021/02/de-boca-da-mata-nossa-senhora-da-gloria.html. Acesso em: 27 de novembro de 2021.

SANTOS, Airles Almeida dos. Um pouco mais do histórico de Nossa Senhora da Glória-SE. Disponível em: http://histse.blogspot.com/search?updated-max=2020-11-27T10:19:00-08:00&max-results=7. Acesso em: 27 de novembro de 2020.


SANTOS, Airles Almeida dos. Querelas sobre o processo de ocupação de Nossa Senhora da Glória/Sergipe. Disponível em: http://histse.blogspot.com/2014/04/. Acesso em: 27 de novembro de 2020.

SANTOS, Airles Almeida dos. “Do gibão à Batina”: a ocupação de Nossa Senhora da Glória e o papel da Igreja para o desenvolvimento de “Boca da Mata” (fins do século XVIII ao início do século XX) – versão completa. Disponível em: http://histse.blogspot.com/2013/.
Acesso em: 27 de novembro de 2020.
 
Imagens

Acervo de Airles Almeida dos Santos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário