segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Conhecendo Glória um pouco mais: entre textos e imagens - Desfile Cívico

Por Aírles Almeida dos Santos

_______________________________

 

 

Umas das principais datas comemoradas em Glória até hoje é o Dia da Independência (7 de setembro), que marca oficialmente a separação política entre Brasil e Portugal no ano de 1822. Anualmente são realizados os tradicionais desfiles cívicos na data do feriado, com apresentação das escolas acompanhadas por bandas marciais. 


 
A imagem mostra a concentração do Colégio Estadual Pe León Gregório, atual Jardim de Infância Pequeno Príncipe, fundado pelo saudoso Pe Gregório, que aparece na imagem, juntamente com a conhecida "Tia Baixinha".


Banda Marcial da "Escola de Primeiro Grau Cícero Bezerra", atual "Colégio Estadual Cícero Bezerra". 
 

 
Desfile em 1982. Na foto, alunas da "Escola de Primeiro Grau Cícero Bezerra", atual "Colégio Estadual Cícero Bezerra".     
 
A primeira banda musical do município de Nossa Senhora da Glória foi fundada por volta de 1918, sob o comando do Maestro Braz. Na imagem, banda marcial em apresentação no tradicional desfile de 7 de setembro.

 

 

Desfile Cívico, década de 1980.


 Blog "Nas Garras da História: Conhecendo Nossa Senhora da Glória/SE"


Referências 

SANTOS, Airles Almeida dos. De "Boca da Mata" à Nossa Senhora da Glória: aspectos históricos e geográficos. Disponível em: http:http://histse.blogspot.com/2021/02/de-boca-da-mata-nossa-senhora-da-gloria.html. Acesso em: 27 de novembro de 2021.

SANTOS, Airles Almeida dos. Um pouco mais do histórico de Nossa Senhora da Glória-SE. Disponível em: http://histse.blogspot.com/search?updated-max=2020-11-27T10:19:00-08:00&max-results=7. Acesso em: 27 de novembro de 2020.


SANTOS, Airles Almeida dos. Querelas sobre o processo de ocupação de Nossa Senhora da Glória/Sergipe. Disponível em: http://histse.blogspot.com/2014/04/. Acesso em: 27 de novembro de 2020.

SANTOS, Airles Almeida dos. “Do gibão à Batina”: a ocupação de Nossa Senhora da Glória e o papel da Igreja para o desenvolvimento de “Boca da Mata” (fins do século XVIII ao início do século XX) – versão completa. Disponível em: http://histse.blogspot.com/2013/.
Acesso em: 27 de novembro de 2020.
 
Imagens

Acervo de Airles Almeida dos Santos.

2 comentários:

  1. Sempre dedicando seu concorrido tempo para manter a memória da sua cidade. Parabéns, professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sr. Lenilson Brito. É sempre muito gratificante pra mim compartilhar esses achados históricos tão raros. Abraço!

      Excluir